A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Com a promulgação da BNCC, documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, os Estados, os Municípios, os Sistemas, as Redes de Ensino, bem como as escolas, tiveram de (re)elaborar seus currículos de acordo com essa Base.
Em relação à Educação Infantil, a BNCC apresenta os Direitos de Aprendizagem e de Desenvolvimento, visando assegurar às crianças situações nas quais elas possam desempenhar um papel ativo no processo de construção de significados sobre si, os outros e o mundo social e natural, bem como apresenta também um arranjo curricular por Campos de Experiências. Entretanto o documento não aponta caminhos que nos mostram como colocar isso em prática.
Nesta perspectiva, este livro não objetiva ser uma “receita” sobre como organizar um currículo por Campos de Experiências na Educação Infantil, mas sim trazer algumas possibilidades para se pensar o planejamento de experiências de aprendizagem por meio de vivências que assegurem a centralidade das crianças na prática educativa.
O livro, de leitura fácil, foi pensado de forma bem didática, trazendo algumas perspectivas conceituais sobre o currículo na Educação Infantil e sua relação com os Direitos de Aprendizagem, apontando pistas sobre como planejar a aprendizagem das crianças por meio de vivências e algumas possibilidades de ações pedagógicas relacionadas aos Campos de Experiências na Educação Infantil.
Cadastre-se e receba novidades e ofertas especiais.
(51) 99321-6801 - UNOi Rede Verzeri
Segunda-feira a Sexta-feira
8h30 às 12h
13h às 17h30